quinta-feira, dezembro 09, 2021

Digitalizar filmes antigos - 1ª parte

Com o aproximar da época festiva, numa época de grande consumismo, pode ser difícil escolher presentes originais e que se revelem interessantes, pelo que a nossa sugestão vai para a conversão de filmes antigos, como aqueles que eram filmados em formatos 8 milímetros e Super 8 através de câmaras portáteis destinadas a uma utilização não profissional.

Estes filmes antigos, ainda em celuloide, requerem um projector compatível, dependendo do formato exacto, e podem necessitar de algum tipo de limpeza antes de poderem ser exibidos, sendo vulneráveis a uma manipulação menos cuidadosa ou mesmo a condições ambientais adversas.

A conversão para formato digital é uma das possibilidades a ter em conta, talvez a mais adequada no sentido de prolongar a sua longevidade, garantir a sua integridade e, sobretudo, conferir-lhes utilidade, permitindo serem exibidos recorrendo aos meios actuais, aqueles que estão disponíveis na maioria dos lares.

O trabalho de conversão implica dispor de equipamentos adequados, que procedam à exibição do filme original e capture cada fotograma de forma individual, gravando-os em sequência dando assim origem a um ficheiro digital que pode ser exibido com facilidade.

Sem comentários: