terça-feira, julho 19, 2022

Migrar equipamentos antigos para Chrome OS - 1ª parte

Quando um portátil antigo começa a ter um desempenho fraco e a sua actualização física representa um investimento pouco compensador, ainda é possível dar-lhe uma nova vida convertendo-o num "Chromebook", um dispositivo que corre um sistema operativo do Google que requer menos recursos do que um Windows ou MacOS recentes, pelo que o desempenho tende a melhorar substancialmente.

Esta possibilidade está disponível para dispositivos com processadores Intel ou AMD com arquitecturas x86-64 bits, um mínimo de 4 Gb de memória RAM, armazenamento interno de 16 Gb ou superior e que permitem arrancar através de uma "pen" USB, aconselhando-se a que esteja certificado para o efeito pelo Google, sem o que o desempenho pode não ser o esperado ou verificar-se alguma instabilidade no sistema.

O processo demorar perto de uma hora, é inteiramente gratuito, com as ferramentas a estarem disponíveis na Internet, e completamente legal e certificado pelo Google, requerendo apenas alguns passos, um dos quais, essencial, é salvaguardar os dados armazenados no dispositivo a actualizar que, durante a transição de sistema operativo, serão destruídos.

O primeiro passo consiste em instalar no navegador "Chrome", que deve estar disponível no dispositivo a migrar, a extensão "Chrome Recovery Utility", que deve estar activa, para que possa correr e dar início à instalação, selecionando-se o modelo e a opção "Google Chrome OS Flex". o que permite gerar a "pen" USB para instalação, recorrendo a uma unidade com um mínimo de 8 Gb.

Sem comentários: