Naturalmente, tal implica uma especial atenção quanto ao uso de dados, podendo levantar-se questões a nível de privacidade, dado que esta funcionalidade implica uma análise detalhada do conteúdo das mensagens, detectando quais as que correspondem a uma encomenda, ou a um transporte, e isolando os dados que permitem, a partir do "site" do transportador, fazer o seu seguimento.
Todos sabemos que este tipo de análises, que pode ser mais ou menos intrusiva conforme o conteúdo de cada mensagem, já existe, facto amplamente demonstrado pelo conhecimento que o Google, e outras plataformas, têm acerca dos hábitos de consumo ou navegação dos utilizadores, mas esta funcionalidade vem, de certa forma, não apenas oficializar este tipo de intrusão, mas legitimá-la, convertendo-a num serviço prestado ao utilizador, propondo-o mesmo quando este não o solicita.
Esta funcionalidade já chegou a utilizadores do Gmail nos Estados Unidos, estando previsto o seu alargamento de forma progressiva a outros países, sendo ainda imprevisível quando ficará disponível entre nós, mas sendo quase certo que ficará primeiramente ao alcande dos participantes em programas de testes, alargando-se posteriormente a todos os utilizadores do serviço de correio electrónico do Google.
O Google tem vindo a integrar um cada vez maior número de serviços e funcionalidades, sendo óbvio que pretende ser o ponto focal da Internet fora das redes sociais, das quais se excluiu ao encerrar o Google Plus, mas que podem ressuscitar numa configuração distinta, recorrendo ao cada vez mais sofisticado sistema de partilhas presentes em plataformas como o Google Maps ou Google Photos, a que pode agregar novas funcionalidades que permitam concorrer com outros serviços e plataformas.
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