sábado, janeiro 11, 2025

Acidente mata um bombeiro e fere quatro - 2ª parte

Também nos é difícil aceitar que as viaturas possam regressar às bases com os reservatórios meio cheios, mesmo que os reservatórios em uso sejam considerados seguros, porque, mesmo que, no limite, não houvesse transferências de massas durante o percurso, um veículo mais pesado tem maiores dificuldades em travar, um comportamento em curva menos estável, dado o elevado centro de gravidade e representa um desgaste maior para vários componentes mecânicos.

Naturalmente, desperdiçar a água que resta nos reservatórios pode parecer inadequado, mas quando comparando com a diferença em termos de segurança resultante, este é um pequeno preço a pagar para melhorar as condições de segurança durante o regresso de uma missão.

Mas os tubos de que se fala podem ser outros, concretamente aqueles que dão origem à estrutura de protecção que, supostamente, impediria a cabine de ser esmagada, e que obedecem a especificações muito rigorosas em termos de materais e construção, sendo a sua construção reservada a empresas certificadas.

Em primeiro lugar, os danos aparentes na estrutura de protecção, ou "roll bar", aponta para falhas de concepção ou construção, sendo manifesto que esta falhou em proteger o habitáculo, com evidências de deformação que podem ter resultado do colapso da estrutura, onde surgiam componentes partidos, algo que é completamente inaceitável e particularmente perigoso.

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