quinta-feira, março 22, 2007

CeBIT 2007: Vodafone apresenta serviços mais rápidos


Image Hosted by ImageShack
Portátil com ligação 3G

A Vodafone apresentou na CeBITDe um serviço de acesso que atinge velocidades até 7.2 Mbits por segundo e vai apresentar um "uplink" com capacidade de chagar aos 1.45 Mbits por segundo.

Comparativamente, este novo serviço baseado na tecnologia High Speed UplinkPacket Access é mais rápido que o de DSL normal, destinando-se, pelo menos numa fase inicial ao mercado profissional.

O aumento da velocidade do "uplink" não se destina a uma navegação mais rápida, mas sobretudo a dar a possibilidade de correr num equipamento local aplicações que enviem grandes volumes de dados para um sistema central, algo que é moroso com as actuais conexões.

Com a transmissão de dados a 1.45 MBits por segundo é possível enviar fotos e ficheiros grandes a partir de qualquer lugar de forma mais rápida que uma ligação de banda larga convencional.

Os clientes da Vodafone alemã que visitem a feira com notebooks ou placas de comunicações tiveram possibilidade de testar esta nova tecnologia que, esperamos, seja brevemente disponibilizada entre nós.

O aumento de velocidade de equipamentos móveis potencia um conjunto de soluções que já descrevemos, como a utilização do Google Earth, cuja resolução foi aumentada na versão 4, em conjunto com o Earthbridge e um receptor de GPS, obtendo assim um sistema de orientação interactivo e permanentemente actualizado.

Apesar de a cobertura de 3ª geração ou superior em Portugal ainda não abranger a totalidade do País, com especiais problemas em zonas do Interior, os progressos realizados vêm apontar no sentido de sistemas de orientação baseados na Internet, com apoio de sistemas de satélite, e não em mapas digitalizados instalados localmente, que passarão a ser utilizados como recurso quando as comunicações a isso obrigarem.

Sem comentários: