domingo, março 11, 2007

Google vence processo de patentes do Google Earth


Image Hosted by ImageShack
A imagem mais conhecida do Google Earth

A Google venceu um processo judicial que se arrasta desde 2004, quando a Skyline interpôs uma acção em tribunal alegando que o Google Earth violava patentes por sí registadas em 2002.

A Google adquiriu a Keyhole, empresa que desenvolveu a tecnologia que está por detrás do Google Earth em Dezembro de 2004, numa altura em que esta fora processada pela Skyline Software Systems, que pretendia impedir a utilização da tecnologia que considerou ter sido por sí patenteada.

Após uma longa batalha jurídica, o tribunal considerou que o Google Earth, um "software" que já foi descarregado mais de 100.000.000 de vezes e é utilizado em todo o Mundo por empresas e particulares, não viola a tecnologia registada nas patentes da Skyline pelo que a Google pode continuar a usá-la e desenvolvê-la.

Para quem já usou os dois sistemas, existem óbvias semelhanças, mas também há diferenças profundas, sendo, aparentemente, mais próximas em termos de filosofia e de objectivos do que na tecnologia que usam.

O próprio "software" de suporte de ambas as plataformas é diferente, bem como a utilização dos recursos do sistema informático em que correm, pelo que a decisão, mesmo numa primeira análise, era expectável, confirmando assim as previsões da Google.

Dado que as patentes versam aspectos tecnológicos, não os objectivos do programa, a decisão de um juiz distrital americano vem confirmar as expectativas de quantos usam o Google Earth, quer como instrumento de trabalho, quer a nível particular, pelo que este importante sistema geográfico continuará, certamente, a ser desenvolvido para além da actual versão 4.

Sem comentários: