terça-feira, março 13, 2007

Incêndios na Beira Interior durante o fim de semana


Image Hosted by ImageShack
Os fogos começam cada vez mais cedo

Este fim de semana, ainda em pleno Inverno, ocorreram incêndios florestais na Beira Interior.

Um incêndio, que começou pelas 14:00 da tarde de sábado na zona da Torre, em plena Serra da Estrela, destruiu uma área de mato e floresta, tendo sido combatida por três corporações de bombeiros.

Este incêndio deflagrou numa zona de difícil acesso, o que dificultou o combate, e a sua origem está a ser investigada pela Guarda Nacional Republicana.

Durante o sábado, surgiram outros focos de incêndio também na Beira Interior, nomeadamente em Vila Pouca, no concelho de Castro Daire, onde um fogo lavrou ente as 12:00 e as 16:00 destruindo pinhal e mato.

Também em Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco, em Pousafoles no concelho do Sabugal e em Dornelas, concelho de Aguiar da Beira deflagraram pequenos incêndios.

No fim de semana passado verificaram-se subidas de temperatura, com valores acima dos normais para esta época do ano, tendo facilitado a ocorrência de incêndios florestais.

Apesar de ainda estarmos no Inverno, estes primeiros fogos devem ser um alerta quer para as alterações climáticas, cujos efeitos se fazem sentir cada vez mais, quer para a vulnerabilidade das áreas florestais, sobretudo em zonas de difícil acesso.

Estas ocorrências também devem lembrar aos responsáveis políticos, com especial destaque para o nível autárquico, para a absoluta necessidade de tomar medidas atempadas de ordenamento do território e de implementar sistemas de vigilância e de alerta integrados num programa de prevenção de fogos florestais.

Apesar dos exercícios efectuados no fim de semana passado, ainda existe um longo trabalho de preparação no sentido de optimizar os recursos disponíveis antes do início da época de incêndios, altura em que já não haverá lugar a decisões estratégicas, mas tão somente a opções tácticas que em nada poderão mudar o essencial.

Sem comentários: