quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Mais brigadas de sapadores na prevenção de incêndios


Image Hosted by ImageShack
Trabalhos de prevenção com maquinaria pesada

A estratégia de prevenção para a época de 2007 irá para o terreno já este mês com acções de gestão de matéria inflamável e de manutenção de infra-estruturas, apresentando algumas novidades relativamente ao ano agora findo.

O Plano Nacional de Prevenção Estrutural prevê o reforço das actuais 200 equipas de sapadores florestais, organizadas por produtores florestais, a autarquias ou a orgãos de gestão dos baldio, com 20 brigadas adicionais.

Este ano, as equipas de sapadores florestais irão cumprir seis meses de serviço público a nível de prevenção, com trabalhos de campo a decorrer entre Janeiro e Abril e, após o Verão, em Outubro, Novembro e Dezembro.

Durante este período, as brigadas de sapadores florestais vão limpar as matas, removendo materiais combustíveis de forma a diminuir o risco de incêndios.

Será dada prioridade às matas matas nacionais e aos perímetros florestais com maior risco de incêndio e que permitem proteger grandes áreas de floresta de elevado valor para a conservação da Natureza localizadas no centro interior e no norte do País

Também a manutenção de pontos de água e de caminhos florestais será efectuada em duas fases que decorrerão entre Janeiro e Junho e entre Outubro e Dezembro, ficando também a cargo dos sapadores florestais.

Prevê-se, assim, que sejam intervencionados directamente 3.000 hectares de floresta, maioritariamente no Centro e no Norte do País, protegendo assim, de forma indirecta, 60.000 hectares, melhorando ou reparando 250 km de estradas e recuperando 50 pontos de água essenciais no combate aos incêndios.

Espera-se que este trabalho, bem como a implementação dos Planos Municipais que recentemente mencionamos, sejam realizados atempadamente, de modo a evitar que num Verão que se prevê particularmente quente se assista a uma nova vaga de incêndios florestais.

Sem comentários: