terça-feira, fevereiro 06, 2007

GPS e Linux


Image Hosted by ImageShack
Écran de GPS Drive

Os computadores de baixo custo que temos vindo a apresentar têm como sistema operativo o Linux, evitando assim incluir no preço um sistema operativo pago, o que inflacionaria o valor a pagar pelo utilizador.

Esta solução, que mantém os preços ao nível mais baixo possível, obriga, no entanto, a utilizar outro tipo de programas, concebidos especificamente para o Linux, os quais, felizmente, tendem a ser gratuitos.

Para além da solução de recorrer a uma versão Linux do Google Earth, já disponível, muitos são os produtos que poderão ser utilizados, sendo disso exemplo o GPS Drive que hoje apresentamos.

O GPS Drive tem um conjunto de funções semelhantes ao dos seus congéneres para sistemas operativos da família Windows, com seguimento em tempo real do sinal de GPS e leitura ou gravação de itinerários, percursos ou outro tipo de rotas.

No caso dos GPS que comuniquem via USB ou Bluetooth, requer-se que o núcleo do sistema operativo ou "kernel", inclua o suporte de portas virtuais, de modo a que estas sejam endereçadas como portas de comunicação série, podendo neste caso ser utilizado qualquer GPS que transmita dados em formato NMEA.

Sugerimos, também, a aquisição do último número da Linux Magazine que inclui uma colecção de distribuições deste sistema operativo caracterizadas pela sua dimensão reduzida, o que permite instalar numa memória "flash".

Entre as distribuições disponibilizadas, encontra-se a última versão do "Puppy Linux", que mencionamos num texto anterior, como proposta de utilização em computadores sem discos rígidos mecânicos, de forma a eliminar este componente particularmente vulnerável a pancadas resultantes de uma condução fora de estrada.

Apesar do recente lançamento do Windows Vista por parte da Microsoft, dada a proliferação de sistemas de baixo custo que correspondem aos nossos objevtivos de navegação, os próximos produtos a analisar incluirão certamente versões Linux, sugerindo, desde já, que os nossos leitores comecem a estudar este sistema operativo.

Sem comentários: