domingo, janeiro 28, 2007

Computadores indianos a partir dos 100 euros chegam em Abril


Image Hosted by ImageShack
Computador Mobilis

Uma das primeiras consequências da recente visita presidencial Índia vai ser a comercialização entre nós de equipamentos informáticos provenientes deste país asiático.

Os equipamentos deverão começar a chegar em Abril, destinando-se essencialmente a jovens em fase de aprendizagem, mas poderão vir a ter múltiplas aplicações dado o seu baixo custo.

Os modelos mais convencionais incluem sistema operativo Linux, processadores PXA255 com velocidades entre os 200 e os 400 MHz e memória RAM e flash de 128 Mb, em versão integrada, com display TFT de 7", e sem écran, para ligação a um monitor externo cuja resolução, infelizmente, só chega ao VGA.


Image Hosted by ImageShack
Modelo Simputer em formato PDA

Uma versão em formato PDA tem 64 Mb de RAM e 32 Mb de memória flash e inclui um écran TFT de 3.8", com suporte para telefones CMDA/GPRS para efeitos de comunicações.

Todos os modelos incluem portas de comunicações série e USB e em algumas versões estão disponíveis, seja de série, seja como opcional, placas de rede Ethernet 10/100.

Um sistema multimédia, com características diferentes e adequadas à especificidade de cada modelos, está presente em todos os equipamentos a comercializar entre nós.

Para além do sistema operativo Linux Kernel 2.4x e gestor de Windows X11, para além de utilitários e suportes de comunicações, um conjunto de ferramentas de produtividade, que incluem processador de texto, folha de cálculo, gestor de apresentações, "browser" ou cliente de correio electrónico também estão presentes.


Image Hosted by ImageShack
Softcomp com écran adicional

No "site" do fabricante podem-e encontrar todos os detalhes dos vários modelos que se espera que custem em Portugal entre 100 a 300 euros, conforme o modelo e os opcionais incluidos.

A colaboração com uma empresa portuguesa sedeada em Coimbra, a Cnotinfor, permite a inclusão de "software" nacional e adequa estes equipamentos ao mercado português e brasileiro, onde estes computadores também serão comercializados.

Esta poderá ser uma excelente opção para quem, por exemplo, procure um sistema portátil, de baixo custo, sem disco rígido, no qual possa correr um conjunto limitado baseadas em Linux.

Sem comentários: