quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Bombeiros da Guarda organizam seminário internacional de prevenção


Image Hosted by ImageShack
Este Verão morreram 6 bombeiros no distrito da Guarda

A Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG) vai realizar nesta cidade um seminário internacional de prevenção de fogos florestais, a decorrer no dia 14 de Abril.

Segundo o presidente da FBDG, Madeira Grilo, o seminário será a conclusão de todo um trabalho desenvolvido desde Outubro do ano passado pelo Gabinete de Prevenção de Fogos Florestais, coordenado pelo major António Almeida, que tem vindo a realizar acções de sensibilização nos 14 concelhos do Distrito.

Neste evento, que servirá para "não só para debater técnicas de prevenção e de combate a incêndios, como para trocar experiências e adquirir conhecimentos", está prevista a participação de especialistas da região espanhola de Castela e Leão, que segundo o presidente da FBDG "está mais avançada do que Portugal em matéria de prevenção e de combate aos incêndios florestais".

Serão debatidos temas como a limpeza da floresta, a formação de sapadores, a importância da floresta para a economia nacional, fogos controlados e o papel do Estado nas áreas protegidas, mas também abordada a possibilidade de desenvolver uma colaboração mais estreita entre organizações de Portugal e de Espanha.

Participam na iniciativa o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Guarda Nacional Republicana, o Governo Civil e as Câmaras Municipais do Distrito da Guarda, a Direcção-Geral dos Recursos Florestais, o Instituto de Conservação da Natureza e especialistas nacionais e estrangeiros.

Esta é uma iniciativa rara entre nós, que esperamos venha a ser adoptada noutros distritos onde o flagelo dos incêndios florestais tem sido uma constante nos últimos anos, contribuindo para a implementação de políticas de ordenamento e prevenção, as quais terão que ser sustentadas no desenvolvimento regional e na solidariedade nacional.

Esperamos que este seminário tenha sucesso e que os resultados sejam devidamente divulgados, permitindo assim que o esperado impacto positivo se faça sentir não apenas no distrito da Guarda, mas em todo o País.

Sem comentários: