quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Conversão de formato de ficheiros para GPS


Image Hosted by ImageShack
Torre de Babel

A bíblica história da Torre de Babel é do conhecimento de todos e serve de exemplo de uma intervenção divina que lançou a discórdia e a confusão entre os que prosseguiam um empreendimento que visava alcançar o céu.

Deste episódio narrado na Bíblia, nasceram as múltiplas línguas que existem sobre a Terra, as quais impossibilitam a conversação entre todos os seus habitantes.

Também entre os equipamentos informáticos e os vários programas que neles correm, surgem situações semelhantes, com incompatibilidades de dados e de formatos que impossibilitam uma comunicação fácil de algo que, em muitos casos, é comum na sua essência.

Também muitos dos programas e equipamentos de orientação utilizam formatos próprios, por vezes devido a especificidades de funcionamento ou à introdução de melhorias, mas, na maioria dos casos, apenas para dificultar a migração para produtos da concorrência, naquilo que podemos considerar como uma fidelização forçada dos utilizadores.

Apesar das diferenças e formato, o essencial da informação é constante, dado que se baseia essencialmente em conjuntos de informação posicional e horária, sobre as quais são efectuadas operações.


Image Hosted by ImageShack
Écran do GPS Babel

Desta forma, a diferença entre os formatos dos ficheiros tendem a ser separadores de campos de dados, sequenciação da informação, marcadores de início ou de fim de registo e mais um conjunto de informações de formatação que não comprometem o essencial do conteúdo.

O GPS Babel é um pequeno programa, de uso livre, que pretende compatibilizar os vários formatos, através da sua conversão, de modo a permitir uma transição transparente e uma migração fácil para quem necessite de utilizar diversas plataformas.

Entre os múltiplos formatos suportados, encontram-se os de programas populares como o Oziexplorer, que aqui abordamos por diversas vezes, e de diversos produtos da Microsoft, de GPS como os Garmin ou os Magellan e, sobretudo, os dados em formato NMEA, considerados como o "standard" da navegação por GPS, e os ficheiros provenientes do Google Earth.

A utilização é extremamente simples, bastando abrir o ficheiro de origem, indicando qual o formato, e nomeando o de destino, bem como o formato em que os dados serão exportados, quando se utiliza a interface gráfica, denominada GPSBabelGUI.

Existe também uma versão de linha de comando, mais complexa, chamada GPSBabel, e cujas opções são fornecidas através de texto.

Na tabela que consta do "site" do fabricante, encontra-se a longa lista de formatos suportados, incluindo notas e descrições, de modo a que os utilizadores verifiquem previamente se este programa corresponde às suas necessidades.

Sendo gratuito, este é um programa que não pode faltar na biblioteca de quantos recorram à cartografia digital e aos GPS, sugerindo o seu "download" e instalação com a brevidade possível.

6 comentários:

jmazeredo disse...

Tenho um problema com a configuração da porta para ligar o meu HTC com windows 6 e ozi CE com o gps bloetooth.
Não consigo selecionar a porta correcta. Com o TomTom consigo, mas com o ozi ce estou farto de dar voltas e nenhuma das portas propostas pelo ozi se liga ao gps. Será da nova versão do windows mobile 6?
Quando tinha o meu qtec 100 com windows mobile 2003 não tinha dificuldades.
Não sei como dar volta à situação.
Podem-me ajudar?
José Maria de Azeredo (azeredoleme2gmail.com)
Obrigado

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

Tanto quanto posso dizer sem ter um equipamento idêntico para testar, é que o Ozi tem limitações quando ao número das portas que surgem como disponíveis e que terminam num número abaixo do que é usado pelo "bluetooth".

O "bluetooth" cria uma porta virtual do tipo COM8 e no Ozi esta porta não existe.

A única possibilidade que conheço é editar o ficheiro de configuração do Ozi e colocar manualmente o número da porta correcto, ou seja o que o "bluetooth" do GPS usa.

Esta solução já foi usada por um amigo meu e resultou, mas o ficheiro tem que ser aberto com um editor de hexadecimais que não coloque caracteres estranhos no seu interior.

Um abraço

jmazeredo disse...

Muito obrigado, mas não consegue ser mais conciso, ou seja:
- Qual o ficheiro exactamente a ser editado e onde se encontra.
-Qual o programa que abre um editor hexadecimal?
Cumprimentos,

José Maria de Azeredo

Nuno Cabeçadas disse...

Um editor hexadecimal é um programa que abre ficheiros e permite mudar um único byte sem alterar o resto.

Podem ser obtidos aqui:

http://www.download.com/3120-20_4-0.html?qt=hex+editor&sort=&operatingSystems=&licenseType=49&fileSize=&ca=

O ficheiro a alterar é o oziexp.ini e onde diz "com port", por o número da porta usada pelo bluetooth.

Um abraço

jmazeredo disse...

Antes de mais, quero agradecer a sua ajuda, mas o ficheiro que mencionou, não existe na versão ozi ce, pelo que pesquisei existe sim na versão para pc.
será o ficheiro ozigps1.ini????
É o único que vejo com extensão ini
Obrigado
José Maria de Azeredo

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

Não tenho aqui um PDA para verificar o nome do ficheiro, mas se examinar o conteúdo devem ser legiveis os parâmetros, entre s quais o número da porta de comunicações.

Outra opção é o de mudar a configuração do Ozi e ver qual o ficheiro que foi acedido e modificado.

Um abraço