segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Os computadores de 100 dólares


Image Hosted by ImageShack
Um dos modelos chineses de 100 dólares

Após a apresentação do "One LapTop per Child" ou OLPC, foi patente que é possível construir computadores de baixo custo que possam ser vendidos a preços na ordem dos 100 dólares.

Países como a China ou a Índia, com economias emergentes, fruto de uma extraordinária capacidade industrial a que se aliam salários comparativamente baixos, projectaram diversos modelos que brevemente chegarão ao mercado a valores ainda há pouco tempo impensáveis.

Preços na ordem dos 100, 200 ou 300 dólares, que acabam por ter um valor ainda mais baixo em euros, começam a ser cada vez mais discutidos e o seu impacto na indústria informática em breve se farão sentir.

Vários destes modelos já foram apresentados, mas queremos lembrá-los numa altura em que a sua comercialização parece eminente, pelo que recordamos o OLPC, o Long Men chinês e os recentemente divulgados computadores indianos.

Na altura, o computador chinês foi apresentado como um "laptop", sendo hoje patente que é na verdade um modelo compacto que requer um écran adicional, e será equivalente a um Pentium III a 800 Mhz, com disco de 40 Gb e memória de RAM a partir dos 128 Mb.

Para além desta correcção e de adicionar uma ligação para o "site" do fabricante, onde o conjunto completo de características poderão ser apreciadas, aproveitamos para relembrar um assunto que promete vir a dar muito que falar nos próximos meses e terá um impacto significativo na percepção que temos da informática pessoal.

Sem comentários: