sexta-feira, março 17, 2006

China vai produzir computador portátil de baixo custo


Image Hosted by Imageshack
Computador portátil: como será o modelo chinês?

O Instituto de Tecnologia Informática da China produziu o primeiro computador portátil chinês de baixo custo, que custará 1.000 yuan ou 103,70 euros, informou a agência noticiosa oficial chinesa Nova China.

A produção industrial do computador, que é do tamanho de um livro e pesa pouco mais de meio quilo, vai arrancar em Junho próximo, diz a agência noticiosa, que adianta que os responsáveis pela concepção querem exportar os computadores para o resto do mundo, em especial para os países em vias de desenvolvimento.

"Esperamos que os nossos computadores sejam acessíveis a toda a gente", disse Zhang Fuxin, do Instituto de Tecnologia Informática da China, parte da Academia de Ciências Sociais do país.

O computador, que foi baptizado de "Longmeng", ou "Sonho do Dragão", utiliza os micro-processadores chineses Godson II e, segundo Zhang, tem uma capacidade de processamento equivalente a um computador de mesa Pentium III de 1 GHz e vem equipado com um leitor de DVD.

Em 2005, Nicholas Negroponte, um dos maiores especialista mundiais na área das novas tecnologias, propôs a concepção de um computador de baixo custo ao abrigo do projecto "One Laptop Per Children" ou "Um Portátil por Criança", que por várias vezes mencionamos.

O projecto tem como objectivo fazer chegar as novas tecnologias às crianças dos países em desenvolvimento e introduzi-las nos sistemas de ensino desses países, tendo o primeiro protótipo de um computador de baixo custo sido apresentado em Novembro passado por Negroponte e pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Ainda se desconhecem as características completas deste novo computador, nomeadamente em termos de memória, espaço em disco, écran e conectividade, mas o preço parece ser verdadeiramente tentador e uma base de partida para diversas das soluções que aqui propusemos.

Caso seja disponibilizado em Portugal, para além de uma verdadeira revolução em termos de informática de consumo, permite explorar uma imensidade de soluções que, por razões orçamentais, têm vindo a ser adiadas.

Sem comentários: