domingo, março 12, 2006

Conflito nos Bombeiros Voluntários de Lagos


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros Voluntários de Lagos em acção

Os Bombeiros Voluntários de Lagos, no Algarve, vivem num clima de conflito interno, com o Comandante e Direcção de costas voltadas, sem se reunirem há quase dois anos.

No próximo mês de Outubro termina o mandato de cinco anos do Comandante à frente da Corporação, e a Direcção da Associação não pretende reconduzi-lo, embora seja possível a este vir a recorrer para uma comissão arbitral.

O acumular de tensões gerou agora uma situação insólita nesta instituição centenária, quando uma dezena de sócios, incluindo José Fonseca, o Comandante da corporação, decidiram convocar uma assembleia geral extraordinária à revelia do presidente do órgão.

Um dos pontos da ordem de trabalhos relaciona-se com a "manifestação pública por parte do presidente da direcção da intenção que este órgão tem de destituir o comandante".

Um dos subscritores, Faustino Melo, afirma que "os estatutos dizem que é obrigatória a convocação da assembleia extraordinária. O presidente da assembleia geral só tinha de a marcar, e não marcou".

O visado, Florivaldo Abundâncio, diz que a ordem de trabalhos "não justificava uma assembleia geral extraordinária", adiantando que os assuntos propostos "poderiam ser colocados como pontos prévios na assembleia ordinária, no dia 22 destes mês".

A degradação do ambiente tem vindo a acentuar-se, e o presidente da direcção, Serafim Tavares, recorda que "era amigo do comandante, mas agora não falamos", tendo a direcção já retirado a confiança a José Fonseca.

Faustino Melo, acrescenta ainda que José Fonseca foi "indicado para comandante do sector distrital e a direcção deu parecer negativo, quando devia ser uma honra".

Para o Presidente da Direcção, no entanto, a questão é simples e responde: "se nós lhe tínhamos retirado a confiança para comandar os Bombeiros de Lagos, não fazia sentido dar o parecer favorável para ele ser comandante de sector".

O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, revela "preocupação" com o agudizar do conflito e diz que, "em devido tempo, já alertámos o coordenador distrital dos bombeiros para o problema", considerando que "as tutelas deviam agir", evitando que "a instituição fique fragilizada".

Esta é mais uma de entre várias situações de conflito que temos vindo a noticiar e que, repentinamente, parecem ter-se multiplicado a nível local e distrital, normalmente envolvendo nomeações para cargos de comando operacional.

Recentemente, apontamos algumas pistas que forcem a um consenso entre os vários intervenientes, dado considerarmos que a imposição de uma nomeação, contra a vontade dos elementos operacionais, traduz-se numa dificuldade acrescida, e por vezes insuperável, para quem não tem o necessário apoio daqueles que vai comandar.

Assim, para além da necessidade de estabelecer critérios a nível de experiência e desempenho profissional, uma proposta para substituição ou renomeação do comandante, deveria ser forçosamente aprovada, separadamente, mas em simultâneo, por voto secreto, pela Assembleia Geral, reunida extraordinariamente, pela Direcção e pelo Corpo de Bombeiros, sendo que uma derrota em qualquer desta votações determinaria a sua não nomeação.

Sem o apoio destes três pilares essenciais, todos fundamentais para o bom funcionamento da instituição nas várias áreas, o desempenho do novo comandante pode vir a ser seriamente penalizado, diminuindo a capacidade operacional da corporação, pelo que urge adoptar processos que evitem conflitos prolongados.

Sem comentários: