sexta-feira, março 17, 2006

Câmaras e associações solidárias com comandantes de Coimbra


Image Hosted by Imageshack
Land Rover Defender do SNBPC

As Câmaras Municipais e Associações Humanitárias estão "solidárias" com os comandantes de bombeiros do distrito de Coimbra, que lhes apresentaram a demissão na sequência da nomeação de um militar da GNR para coordenar o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a nível distrital.

As demissões foram apresentadas às direcções dos organismos detentores dos corpos de bombeiros, Associações Humanitárias e Câmaras Municipais, as quais não aceitaram os pedidos mas manifestaram-se "completamente solidárias" com os seus comandos, apoiando-os em "todas as tomadas de posição que entenderem por convenientes".

Antes, já tinham pedido a demissão os cinco comandantes operacionais de zona, também descontentes com a nomeação para cargos de chefia de pessoas "estranhas aos bombeiros".

Para já, os comandantes em causa decidiram não integrar as escalas de serviço do SNBPC, mostrando-se, segundo o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra, Jaime Soares, "indisponíveis para participar em qualquer actividade" organizada pela delegação de Coimbra do SNBPC.

"É uma falta de respeito e consideração pelos bombeiros", considerou Jaime Soares, revelando tratar-se de uma situação "desagradável e complicada" causada pela nomeação do tenente-coronel Ferreira Martins, militar da Brigada Territorial N.º 5 da GNR de Coimbra, para comandante operacional do mesmo distrito.

Jaime Soares sublinhou existir "gente com capacidade e experiência nos bombeiros para desempenhar o cargo", assegurando não ter "nada contra os militares da GNR".

O problema, acrescentou, "é que o tenente-coronel nomeado não tem o perfil adequado para a função e não conhece nada das matérias em causa", razão pela qual questiona: "A GNR ia gostar de ter um bombeiro a comandar a Brigada Territorial n.º 5?"

Mário Lourenço, comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, considera tratar-se de uma "situação preocupante", desejando que haja "bom senso" na resolução do problema.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova, António Simões, adianta que o comando distrital está "fragilizado", mas assegura que "o socorro às populações não está em causa".

O tenente-coronel Ferreira Martins, que apesar da contestação já começou a exercer as novas funções no SNBPC de Coimbra, após ter sido empossado na última quarta-feira, escusou-se a comentar esta situação, uma vez que não conhece as demissões "oficialmente".

Esta situação, que já foi diversas vezes aqui mencionada e analizada, ainda carece de uma solução defenitiva por parte da tutela, a qual peca por tardia, prolongando um conflito sem fim à vista, que tem vindo a desgastar gravemente todos os intervenientes.

Sem comentários: