sábado, março 18, 2006

Mapas militares em formato JPG


Image Hosted by Verão Verde
Mapa 3D de Gouveia gerado pelo CompeGps

Surgiu recentemente um conjunto de mapas de Portugal Continental à escala 1/25.000, da série 888 do Instituto Geográfico do Exército, digitalizados em formato "JPG", de qualidade muito superior à dos "GIF", há muito disponíveis.

Em conjunto, surgiram os respectivos ficheiros de calibragem para o Oziexplorer, de extensão "map", os quais podem ser utilizadas por diversos outros programas, que estão incorrectos no respeitante aos 17 primeiros mapas.

Assim, abrindo um destes mapa, verifica-se um desfasamento entre as linhas de calibragem e as geográficas, que pela disposição ligeiramente na diagonal, indiciam um erro na selecção da projecção.

Se bem que inicialmente possa parecer uma questão relacionada com os datums, o facto é que as linhas existentes não são paralelas, levantando-se a suspeita de que a projecção, ou seja a planificação do mapa, correspondente a uma secção do globo terrestre, esteja incorrecta.

Dado que não são apenas as linhas que se encontram desfasadas, notando-se que um conjunto é ligeiramente curvo, sendo manifesto que existe um erro na projecção escolhida para os ficheiros de calibragem.

Nestes ficheiros, embora venha mencionado uma projecção "Universal Mercator", realmente estão em "UTM", pelo que surgem os erros que descrevemos.

Numa primeira solução, é possível alterar no interior do ficheiro, com um editor como o "Notepad", a projecção utilizada, de modo a que a esta seja corrigida.

Chamamos ainda a atenção para um texto que publicamos há alguns meses e que pode ajudar na configuração dos datums, permitindo a inclusão daqueles que não vêm listados no Oziexplorer que passamos a citar.

Para tal deve ser criado no mesmo "folder" onde está o executável do Oziexplorer, usando um editor de texto, um ficheiro de nome "datums.dat", onde será feita a correspondência entre o nome atribuido a este datum e os parâmetros geográficos que deram origem à sua criação.

Este é um exemplo do conteúdo do referido ficheiro, podendo haver várias linhas semelhantes a esta:

European 1950 - Portugal, -6, -84.0, -107,0, -120.0

Nome do datum, que no exemplo é "European 1950 - Portugal" e tem que ser o mesmo que aparece no ficheiro de calibragem, de extensão "map", a utilizar.

Elipsoide utilizada no datum, no exemplo -6, e que tem que ser verificada através das tabelas disponíveis.

Dx, Dy e Dz são os parâmetros relativos à criação do datum e constante das tabelas de criação e correspndem ao afastamento segundo os 3 eixos em relação ao datum WGS 84.

O Z corresponde à direcção do Polo Norte, o X à intercepção do meridiano principal e do plano do Equador e o eixo do Y-axis é obtido através de um ortogonal à direita por um plano a 90º este do eixo do X e da respectiva intercepção com o plano do Equador.

Esperamos que com este texto, tenhamos contribuido para clarificar a questão do desfasamento entre a posição assinalada pelos GPS e o ponto do mapa onde este se projecta, sugerindo ainda que leiam ou releiam o que escrevemos sobre o assunto.

Sem comentários: