sábado, março 18, 2006

Testes atrasam decisão sobre aviões russos


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Beriev B-200 em versão de combate a incêndios

As negociações com o fabricante russo Beriev, para a eventual aquisição de quatro aviões pesados de combate a incêndios florestais, no âmbito da negociação de uma antiga dívida da Federação Russa para com o Estado português, têm estado paradas.

Segundo o gabinete do sub-secretário de Estado da Administração Interna, Rocha Andrade, que tem este dossier a seu cargo, já foram escolhidos os locais, em território nacional, para a realização de testes operacionais, durante três dias, mas a empresa continua a não marcar a data para os exercícios, que era suposto terem lugar ainda durante este mês.

No entanto, a questão desta dívida, originária do tempo da ex-União Soviética, acaba por ser um óbice, dado que, após a sua desagregação, as respectivas dívidas acabaram por ser disseminadas e nem sempre reconhecidas por diversos países, levando a dificuldades de cobrança, pelo que esperar peplo fim da negociação com a Federação Russa para efectuar a aquisição parece empurrá-la para data indeterminada.

Por outro lado, conforme mencionamos anteriormente, a utilização dos Beriev só poderá ser feita ou com abastecimentos no mar, algo que só é possível com ondulação até 1.2 m ou mar do tipo 3, o que pode não se verificar nos dias de maiores incêndios durante os quais costuma haver ventos fortes, ou em albufeiras, que terão de ser avaliadas não só na sua extensão, mas nos corredores de aproximação disponíveis.

Segundo o fabricante, para reabastecer completamente, o B-200 necessita de aproximadamente 14 segundos em "aquaplaning", a uma velocidade de perto de 180 Km/h, o que implica cerca de 700 metros em contacto com a água, tendo que se acrescentar os necessários corredores que permitam operar em segurança.

Para amarar, o B-200 necessita de 1.300 metros e para a descolagem a partir de água de 1.000, a que, mais uma vez se adicionam os necessários corredores, limitando as escolhas dos locais de reabastecimento e aumentando as distâncias entre estas e os locais de actuação.

Os testes realizados nos últimos anos na Sardenha, beneficiaram da conhecida calmaria típica do mar Mediterrâneo, pelo que extrapolá-los para um País atlântico é impossível, conferindo especial importância aos testes a realizar em albufeiras.

A preço de catálogo, equipado só para combate a fogos, um Beriev B-200 custa cerca de 28.000.000 de euros, sensivelmente mais 4.000.000 do que o Canadair e necessita de 18 meses para ser produzido, mas poderá receber opções que lhe permitam desempenhar outro tipo de missões.

A aquisição dos B-200, por muito tentadora que seja devido à sua excelente capacidade, necessita de um estudo particularmente cuidado, tanto a nível técnico como financeiro, de modo a evitar que esta operação se transforme num autêntico desastre, comprometedor dos recursos alocados para aquisição de meios aéreos de combate aos fogos florestais.

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