quarta-feira, outubro 19, 2005

Em estudo a aquisição do Beriev B-200


Image Hosted by Imageshack
Beriev BE-200 em acção

A aquisição do avião pesado anfíbio de combate a fogos florestais BE-200, está a ser estudada pelo Governo e foi um dos temas da reunião ocorrida ontem entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral e o seu homólogo russo.

Com um preço semelhante ao do seu rival Canadair, ambos perto dos 30 milhões de euros, o BE-200 apresenta vantagens ao transportar o dobro da água a uma velocidade máxima duas vezes e meia superior, estando equipado com motores de baixo consumo construidos na Ucrânia, que podem ser substituídos pelos mais comuns BMW/Rolls-Royce ou Allison GMA.

O BE-200 pode operar com água do mar, suportando ondulação até 1,2 metros e numa simples operação, com reabastecimento a 10 Km, pode efectuar até 25 largadas, num total de 300 toneladas de água, podendo ainda transportar equipas de bombeiros.

O Governo português aguarda uma proposta russa para uma eventual aquisição de entre um a três destes aviões pesados, sendo possível a aquisição de uma unidade em 2006 e das duas restantes no ano seguinte.

Sem comentários: