sexta-feira, outubro 21, 2005

Cintos de segurança em Séries - 5ª Parte


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Fixação de cinto no pilar

Neste texto vamos apresentar os dois pontos de fixação em falta para os Série com capota rígida ou "hard-top", concluindo assim a instalação de cintos de segurança neste modelo.

Embora o ideal seja um sistema em que a remoção da capota não implique mudanças no posicionamento dos cintos, nesta época de aproximação do Inverno optamos temporariamente por colocá-los de forma a que a maior parte das fixações estejam no "hard-top" deixando para mais tarde, eventualmente para quando o tempo ajudar, uma futura adaptação.

Foram utilizadas as fixações do Defender, utilizadas nos últimos modelos de Série, para suportar o sistema por onde corre o cinto, de forma a colocá-lo tão elevado quanto possível, evitando assim um contacto com a divisória ou com o assento.

Existe também a possibilidade de instalar os suportes iniciais dos Série, mais difíceis de encontrar, em forma de angulo recto e não de diagonal como a versão apresentada.

Estas peças podem-se encontrar na Internet, em ferros-velhos ou, a um preço desaconselhável, em concessionários Land Rover, e são aparafusadas à estrutura da capota.


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Sistema de enrolamento fixo no pilar

O sistema de enrolamento foi igualmente fixo no pilar, um pouco mais abaixo, sendo para tal necessário furar o mesmo.

Este ponto de fixação é sujeito a uma menor força do que o anterior, mas mesmo assim deve ser testado cuidadosamente e utilizados parafusos de qualidade conforme mencionamos num artigo anterior.

Este conjunto de pontos e métodos de fixação, que ilustramos ao longo de 5 textos, asseguram quer uma boa colocação, com os cintos a correr à vontade, quer a segurança e solidez pretendidas, sem a necessidade de aquisição de peças dispendiosas.

Os cintos utilizados, embora neste caso sejam de origem Land Rover, podem ser de qualquer fabricante, mesmo genérico, desde que estejam homologados e tenham a dimensão suficiente.

Se adquiridos em 2ª mão, deve haver um especial cuidado, verificando-se se há golpes ou desgaste anormal que prejudiquem a segurança dos passageiros e, caso se detecte alguma deficiência, rejeitá-los imediatamente.

Os parafusos ficaram à vista, de forma a poderem ser facilmente desmontáveis dos suportes superiores e fixos na barra que adquirimos e se destina aos modelos soft-top, a qual inclui pontos de fixação nos quais podem ser aparafusados os cintos, mas cuja adaptação para compatibilizar com o "hard-top" obriga à sua desmontagem, fase que, como referimos, ficará para mais tarde.

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