Embora o ideal seja um sistema em que a remoção da capota não implique mudanças no posicionamento dos cintos, nesta época de aproximação do Inverno optamos temporariamente por colocá-los de forma a que a maior parte das fixações estejam no "hard-top" deixando para mais tarde, eventualmente para quando o tempo ajudar, uma futura adaptação.
Foram utilizadas as fixações do Defender, utilizadas nos últimos modelos de Série, para suportar o sistema por onde corre o cinto, de forma a colocá-lo tão elevado quanto possível, evitando assim um contacto com a divisória ou com o assento.
Existe também a possibilidade de instalar os suportes iniciais dos Série, mais difíceis de encontrar, em forma de angulo recto e não de diagonal como a versão apresentada.
Estas peças podem-se encontrar na Internet, em ferros-velhos ou, a um preço desaconselhável, em concessionários Land Rover, e são aparafusadas à estrutura da capota.
Sistema de enrolamento fixo no pilar
Este ponto de fixação é sujeito a uma menor força do que o anterior, mas mesmo assim deve ser testado cuidadosamente e utilizados parafusos de qualidade conforme mencionamos num artigo anterior.
Este conjunto de pontos e métodos de fixação, que ilustramos ao longo de 5 textos, asseguram quer uma boa colocação, com os cintos a correr à vontade, quer a segurança e solidez pretendidas, sem a necessidade de aquisição de peças dispendiosas.
Os cintos utilizados, embora neste caso sejam de origem Land Rover, podem ser de qualquer fabricante, mesmo genérico, desde que estejam homologados e tenham a dimensão suficiente.
Se adquiridos em 2ª mão, deve haver um especial cuidado, verificando-se se há golpes ou desgaste anormal que prejudiquem a segurança dos passageiros e, caso se detecte alguma deficiência, rejeitá-los imediatamente.
Os parafusos ficaram à vista, de forma a poderem ser facilmente desmontáveis dos suportes superiores e fixos na barra que adquirimos e se destina aos modelos soft-top, a qual inclui pontos de fixação nos quais podem ser aparafusados os cintos, mas cuja adaptação para compatibilizar com o "hard-top" obriga à sua desmontagem, fase que, como referimos, ficará para mais tarde.
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