quinta-feira, outubro 20, 2005

Possível aumento de 8% no Imposto Automóvel


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Site da Associação do Comércio Automóvel de Portugal

A alteração da legislação, com o acréscimo de uma variável designada por "factor ambiental", ao já elevado valor do Imposto Automóvel, pode levar a um aumento suplementar no montante deste imposto sobre o qual incide, cumulativamente, o IVA.

Chamamos a atenção para o facto de ser mais uma vez uma descriminação negativa, visando agravar o preço de determinados veículos, e não positiva, beneficiando quem menos polui e ocorre após a imposição de uma taxa de 1% sobre os combustíveis, também ela por questões ambientais no âmbito da reflorestação.

Segundo a Associação do Comércio Automóvel de Portugal, este aumento vai ser maior nos veículos a gasóleo, sendo previsível que os todo o terreno que utilizam este combustível sejam particularmente prejudicados. A título de exemplo, dois dos modelos de menor cilindrada mais vendidos em Portugal, o Fiat Panda ou o Citroen C3, sofrerão aumentos superiores a 400 e 1000 euros respectivamente.

Se extrapolarmos as emissões de CO2 dos motores diesel de cilindradas muito superiores, perto dos 2.500 cc que são típicas na maior parte dos todo o terreno, os resultados poderão ser devastadores e um importante golpe nas vendas, já afectadas após o fim das vantagens fiscais que vigoraram durante anos.

Esta nova versão do Imposto Automóvel entrará em vigor no 2º semestre de 2006, prevendo-se uma fase transitória durante os primeiros seis meses do próximo ano.

Logicamente e face a estas perspectivas, não será de estranhar um substancial aumento das vendas no fim deste ano, tal como aconteceu antes da subida da taxa do IVA, o que contribuirá para uma aparente e ilusória melhoria das contas públicas em detrimento das de 2006.

Para quem organiza actividades relacionadas com o todo o terreno, ou deles necessite por razões profissionais, como acontece com os Corpos de Bombeiros, esta é mais uma má notícia a juntar a tantas outras que têm surgido ultimamente.

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