quarta-feira, outubro 19, 2005

Cintos de segurança em Séries - 4ª Parte


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Cintos de segurança centrais

Na sequência dos artigos anteriores, focamos dois conjuntos de pontos de fixação possíveis para instalar cintos de segurança nos Série.

Entre os 3 bancos dianteiros existem dois orifícios roscados que facilitam a instalação do cinto central e das partes mais curtas dos cintos laterais que incluem o fecho. Estes orifícios estão escondidos pela parte superior do assento, que deve ser inclinada para a frente para que estes sejam acessíveis.

Basta utilizar um único parafuso, no qual são enfiados sucessivamente a peça do cinto central, uma anilha, a peça do cinto lateral e outra anilha, após o que é aparafusado no local indicado. Assim, cada um dos dois parafusos utilizados segura duas peças, uma dirigida para o assento à sua esquerda e outra para o assento à sua direita.

Independentemente do modelo de cinto escolhido, este ponto de fixação será sempre de utilizar dado ser a forma mais fácil de prender os cintos nesta zona do veículo, sendo que no caso do S3 apresentado, o cinto central, de dois pontos, não é um modelo de inércia.


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Local de fixação de cintos na divisória

Dependendo do modelo do cinto, com ou sem tensor, pode ser possível utilizar um orifício roscado existente na divisória entre o habitáculo e o compartimento de carga.

Dado que este possível ponto de fixação fica a um nível inferior relativamente à parte superior dos bancos, implica que a sua utilização provoca o contacto entre o cinto, algo que deve ser evitado nos cintos com inércia ou de enrolamento automático.

Assim, caso sejam utilizados os modelos de cintos originais, sem enrolamento automático, este ponto poderá ser utilizado sem problemas, mas caso se opte por um moderno cinto de inércia, o contacto reduz a eficácia, pelo que tem que ser encontrada uma alternativa. Aliás, mesmo a nível de Inspecções Periódicas, a montagem de um cinto de inércia nestas condições poderá resultar no averbamento de uma deficiência e mesmo na reprovação do veículo.

No próximo texto focaremos os pontos de fixação em falta num modelo com tecto rígido, tal como este se encontra na configuração actual, deixando para um último artigo a adaptação para situações em que seja utilizada a capota de lona.

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