segunda-feira, outubro 17, 2005

Ainda as Inspecções Periódicas Obrigatórias


Image Hosted by Imageshack
Direcção Geral de Viação

A Polícia Judiciária anunciou esta segunda-feira a detenção de um inspector de um centro de Inspecção Periódica de Veículos da área de Lisboa e um mecânico, por alegada prática de crimes de corrupção, que permitia, em troco de uma quantia em dinheiro, aprovar veículos sem condições para circular em segurança.

Segundo a Polícia Judiciária, que contou com a colaboração da Direcção Geral de Viação «os detidos tinham um acordo para a aprovação de viaturas que, no momento da inspecção periódica, não obedeciam aos requisitos legais».

Ambos os detidos foram presentes a tribunal, ficando obrigados a apresentações periódicas às autoridades e Termo de Identidade e Residência.

Há muito que se comentam as estranhas relações entre mecânicos e inspectores, com suspeitas de corrupção, mas também existirão casos em que o acordo visa obrigar a supostas reparações que, na verdade, nunca são realizadas. Lamentavelmente, poucas são as queixas que dão entrada na Direcção Geral de Viação, mesmo por parte de proprietários que se sentem injustiçados durante a inspecção das suas viaturas.

Sem comentários: