Corta-circuitos de 6 contactos e chaves
Existem basicamente dois modelos de corta circuitos disponíveis no mercado, um de dois contactos, que desliga a bateria, e um de seis, idêntico ao da fotografia, que também desliga o alternador e inclui uma resistência para protecção.
Este último modelo é francamente mais seguro, dado que sem alternador a funcionar o motor é desligado, mas é de ter em conta que existem Séries com dínamo que não tivemos oportunidade de testar. Para quem utilizar o veículo em competição, será a única escolha possível dado ser este o modelo com homologação FIA.
Também é conveniente adquirir pelo menos uma chave suplente, havendo pelos menos três modelos diferentes, conforme se pode ver na fotografia. O modelo mais volumoso é destinado sobretudo a uma montagem exterior e tapa o corta-circuitos, evitando a entrada de água, mas tem o inconveniente de ser mais incómodo de transportar, pelo que numa montagem interior, a única que parece correcta para efeitos anti-roubo, não será a mais adequada.
Os restantes modelos, destinados a montagem no interior, são funcionalmente idênticos, no entanto, o que está colocado no meio tem o sistema de travamento em metal, do que resulta uma maior duração do que a versão inteiramente em plástico, em baixo na foto, pelo que a escolha é óbvia.
Qualquer destas peças pode ser adquirida nas lojas de acessórios de automóveis a preços que podem variar entre os 20 a 30 euros para o corta-circuitos e entre 4 a 5 para as chaves adicionais.
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