sábado, outubro 22, 2005

Kit de insonorização para Série - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Kit de insonorização para Série

Nos últimos anos de produção, a Land Rover começou a disponibilizar o que quase se podem considerar artigos de luxo para os Série, entre os quais um conjunto de peças ou paineis insonorizantes, que para além de darem ao interior um aspecto de maior qualidade, permitem conversar normalmente sem elevar a voz.

Este kit, disponibilizado quer pela própria Land Rover, quer por empresas da especialidade, como a Paddock, pode ser adquirido a partir de 50£, a que acresce IVA e transporte, sendo de fácil aplicação, bastando para tal seguir as instruções e colar as peças nos locais indicados.

No entanto, surgem dois óbices, a perda de originalidade do veículo, muito embora se possa argumentar com o facto de a própria marca comercializar estes kits, e os danos que a entrada de água pode causar caso se acumule no interior deste isolamento acústico.

Este é, talvez, o problema mais grave, dado que para ser correctamente aplicado, é necessário colar o isolamento, podendo-se reduzir marginalmente este problema se as peças de maior dimensão e que ficam no chão, onde a água se poderá acumular, forem apenas presas com fita autocolante de duas faces ou um sistema de velcro de forma a permitir uma remoção mais fácil.

Para reduzir a possibilidade de corrosão por acumulação de água, é ainda possível dar uma camada de Hammerite antes de colar o isolamento, protegendo assim o metal dos efeitos causados por uma eventual acumulação de água.

Dado que o assunto é polémico, está aberta uma votação no fórum da Landemania, onde as opiniões e sugestões são benvindas.

Num futuro texto vamos disponibilizar o esquema das peças que os interessados poderão ampliar, imprimir e usar como molde para recortar material insonorizante e fazer os próprios kits.

Sem comentários: