quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Casa do Bombeiro arranca este ano em Almada


Image Hosted by ImageShack
Maquete da Casa do Bombeiro de Almada

O projecto para a construção da Casa do Bombeiro, em Almada, um empreendimento estimado em perto de 3.000.000 de euros, já foi aprovado pela câmara e deverá arrancar ainda este ano.

Este projecto irá ser instalado num terreno de 3.500 metros quadrados, localizado em Vale Bem, na Charneca de Caparica, cedido em 2005 pela autarquia e deverá estar concluido dentro de cinco anos.

A nova infra-estrutura incluirá 64 quartos duplos, piscina, posto médico, ginásio, capela, salas de leitura e restaurante e destina-se a apoiar os bombeiros portugueses que tenham carências sociais ou económicas, e que ali poderão residir.

Neste momento, aguarda-se a comparticipação do Estado, "que deverá rondar os 60%, ao abrigo do novo Estatuto Social do Bombeiro, a ser aprovado em breve", segundo informação de José Baptista, presidente da "Associação Reviver Mais - Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses", entidade responsável por este projecto.

A "Reviver Mais" foi criada há cinco anos e assinou um protocolo com Liga dos Bombeiros Portugueses em Agosto de 2006 para construir esta Casa do Bombeiro, sendo objectivo da associação criar outros espaços idênticos noutras zonas do País.

Caberá à "Reviver Mais" a gestão desta e de outras estruturas semelhantes, de acordo com princípios de solidariedade social, sendo também responsável pela angariação dos fundos necessários para completar a percentagem dada pelo Estado que, esperamos, cumpra atempadamente as suas obrigações.

A Casa do Bombeiro vem colmatar uma grave lacuna e uma extrema injustiça que se verifica sempre que um bombeiro, após anos de sacrifício, enfrenta novas dificuldades, por vezes insuperáveis, no termo da sua vida activa.

A instalação de uma rede de apoio, com especial incidência nas zonas do País onde existe um maior número de bombeiros e que, frequentemente correspondem a distritos socialmente deprimidos, é uma iniciativa que deve ser apoiada seja pela sociedade civil, seja pelo tecido empresarial, cuja contribuição terá, certamente, um retorno fiscal.

Para além de fazer votos de sucesso, esperamos que esta divulgação contribua para o aparecimento de novos apoios, sempre necessários, que permitam concluir este projecto no mais breve espaço de tempo possível.

Sem comentários: