sexta-feira, fevereiro 09, 2007

NMEA2KML Converter para Google Earth


Image Hosted by ImageShack
Itinerário convertido para o Google Earth

Têm aparecido no mercado cada vez mais GPS de baixo custo com capacidade de armazenar os percursos efectuados numa memória interna para posterior descarga para um computador, onde os dados poderão ser tratados por "software" apropriado.

Com o Google Earth a popularizar-se como forma de apresentação de itinerários, a conversão de dados armazenados em formato NMEA num GPS para um ficheiro KML, específico deste "software", tornou-se essencial.

O NMEA2KML Converter for Google Earth 1 é um pequeno programa, de uso livre, que foi desenvolvido exactamente para efectuar esta conversão em qualquer dos sistemas operativos Windows, que podem ir desde o descontinuado 95 até ao recentemente apresentado Vista.

Com apenas 37 Kb em formato comprimido, o processo de funcionamento é intuitivo, lendo os "logs" ou registos do GPS em formato NMEA e gravando-os em KML, após o que podem ser carregados através das opções normais do Google Earth.

Para quem pretenta, à posteriori, ver o trajecto percorrido sobre um mapa, este pode ser um processo prático e económico, tendo em conta que quer o Google Earth, que o conversor, estão disponíveis para "download" gratuito.

Sem comentários: