sexta-feira, março 16, 2007

Vodafone lança serviço de "web phone"


Image Hosted by ImageShack
Logotipo da Vodafone

A Vodafone lançou um serviço de videochamada que permite aos sues clientes a transmissão de voz e vídeo, bem como enviar e receber SMS e MMS a partir de um computador para dispositivos móveis.

Este serviço destina-se a possuidores de telemóveis de 3ª geração ou superior e a quem disponha de ligação à Internet de banda larga, sendo possível associar ao computador um número de telemóvel, de modo a receber nestes chamadas oriundas de outros computadores ou de telemóveis.

O Vodafone "web phone" está vocacionado para os utilizadores de computadores com ligação em banda larga e permite aos clientes da Vodafone associarem o seu número de telemóvel ao seu computador, podendo efectuar ou receber qualquer tipo de chamada ou mensagem SMS, MMS e chat, a partir de uma aplicação instalada no seu computador.

É também oferecida uma gestão e contactos, a ligação ao Microsoft Outlook e uma informação de presença, semelhante à de programas como o Messenger, que assinala a disponibilidade ou não do utilizador.

Também é possível aceder de forma simplificada a mensagens enviadas e recebidas, ao registo de comunicações e efectuar "chats" com outros utilizadores.

O serviço depende de uma inscrição e e activação, bem como da instalação de uma aplicação que pode ser obtida no "site" da Vodafone.

As comunicações de voz, video e mensagens instantâneas entre utilizadores do Vodafone "web phone" são gratuitas, sendo as comunicações de voz, videochamada, SMS e MMS para as redes móveis e fixas cobradas de acordo com o plano tarifário de cada cliente.

Os primeiros 3.000 clientes do serviço recebem kits Vodafone "web phone" que incluem uma "webcam" e um "headset" e beneficiam de 1.500 SMS e 1.500 MMS gratuitos para a rede Vodafone por semana, até ao dia 30 de Abril.

A complementaridade entre sistemas informáticos baseados em computadores pessoais ligados à Internet e telemóveis tem vindo a aumentar, com soluções interessantes e variadas como as propostas pelo Skype, sendo de louvar que a intergração se faça também a nível dos principais operadores de telecomunicações em Portugal.

A iniciativa da Vodafone pode, em vários aspectos conferir uma vantagem competitiva que será, certamente, objecto de uma resposta por parte da concorrência, factores essenciais ao desenvolvimento de novas soluções nesta área de vital importância tecnológica.

Sem comentários: