domingo, setembro 07, 2008

O Asus EEEPC 4G - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Asus EEEPC 4G ao pé de um pacote de lenços

Uma das maiores fragilidades dos computadores pessoais convencionais é a mecânica existente no disco rígido, que se pode danificar com alguma facilidade caso haja uma pancada ou vibração mais forte quando em uso.

Também as dimensões normalmente associadas as portáteis, bem como o seu consumo energético, acabam por levar muitos utilizadores a optar por PDA's, mesmo que tal signifique prescindir da universalidade de programas e dispositivos inerente aos sistemas operativos concebidos para computadores pessoais.

Este modelo da Asus, de reduzidas dimensões e resistente ao choque, tem um processador Intel Celeron M353 ULV, memória RAM de 512 Mb e um disco "flash" com 4 Gb, tendo ainda um sistema de som, "webcam", placa de rede Ethernet 10/1000 e WiFi integrados.

Para além destas ligações, estão ainda disponíveis três portas USB e um "slot" para uma carta adicional "Express PCI" e um leitor de cartões MMC/SD (HC).

O écran de 7" tem uma resolução de 800x600 e a pequena bateria de quatro células permite até três horas e meia de funcionamento, enquanto mantém este pequeno portátil de dimensões inferiores às de uma folha A4, com 225x190 mm e apenas 0.92 Kg de peso como um dos mais fáceis de transportar do mercado.

Ao contrário de outros modelos, o EEEPC tem um sistema operativo Windows XP instalado, tornando-o compatível com a maioria das aplicações disponíveis no mercado e pode ser adquirido na versão de 4Gb ou de 8Gb, com a primeira a custar 279 euros, o que o coloca a um nível de preços normalmente associados aos PDA.

Sem comentários: