quinta-feira, julho 30, 2009

Estimativa de distâncias - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Detalhes de uma bússola e um protractor americano

Assim, efectuando uma conta rápida, o angulo correspondente a cada quadrícula no mapa militar, se o segurarmos com o braço estendido, terá perto dos 80 milésimos, ou seja um objecto de grandes dimensões, com 80 metros, visto a um quilómetro, ocupará esse espaço visual.

Obviamente, objectos de dimensão conhecida com 80 metros serão raros, mas outros serão mais frequentes e identificáveis, sendo francamente aconselhável recorrer aqueles cujas dimensões podemos estimar, como automóveis de formato reconhecível ou seres humanos quando em grupo.

Por exemplo, para um automóvel comum em Portugal, com perto de 4 metros de comprimento, fórmula será 4/1000 X número de milésimos lidos na escala que construimos, obtendo-se assim a distância estimada.

A consequência óbvia é a necessidade de efectuar operações aritméticas simples, baseadas em proporções, as quais obrigam sobretudo a um certo cuidado em termos de casas decimais, mas cujo resultado pode ser verificado de forma quase intuitiva dado que um erro implica estarmos diante de uma escala de valores diferente.

Sem comentários: