segunda-feira, julho 27, 2009

Windows 7 vai permitir escolher o "browser" - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Windows

O Windows 7 a distribuir no mercado comunitário vai permitir ao utilizador escolher qual o "browser", ou programa de navegação na Internet, irá utilzar, sem ficar condicionado na escolha do Internet Explorer como sucedia com outros sistemas operativos da Microsoft.

Está acordado que na altura do primeiro acesso à Internet surgirá uma janela que permite a escolha entre os "browsers" mais conhecidos existentes no mercado e que incluem, para além do Internet Explorer (IE), o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Opera e o Safari da Apple.

No entanto, o IE continuará a vir instalado de raiz, podendo ser desactivado pelo utilizador, enquanto os restantes programas terão que ser descarregados da Internet, algo que, para além de ser falível, pode implicar um procedimento que inspire pouca confiança aos utilizadores que se sentirão tentados a utilizar o producto localmente disponível.

Desta forma, a Comissão Europeia (CE )pretende responder aos pedidos de diversos fabricantes que contestam a instalação do Internet Explorer nos computadores com sistema operativo Windows e a resultante quota de mercado de um producto que vem instalado de raiz em 90% dos computadores vendidos a nível mundial.

Sem comentários: