terça-feira, agosto 11, 2009

ZON lança Internet a 1 Gb no próximo mês


Image Hosted by Imageshack
Um exemplo de cabo e fibra óptica

A ZON vai lançar ligações à Internet a 1 Gb, e também a 200 Mb, no próximo mês de Setembro, em zonas limitadas da cidade de Lisboa e de modo experimental.

Este é um novo passo, que vemos sobretudo como uma forma de afirmação concorrencial, e vem na sequência dos sucessivos aumentos de velocidade e de uma amarga troca de argumentos com a Portugal Telecom relativamente aos produtos de fibra óptica.

Obviamente, 1 Gb é uma velocidade nominal, que depedente de um conjunto de factores e variáveis que incluem desde a disponibilidade dos servidores, passando pela largura de banda disponíbilizada pelas infraestruturas não controladas pela ZON e acabando nas próprias instalações dos clientes, cujas ligações internas podem ser inferiores à do acesso à Internet.

Apostar numa ligação de 1 Gb, por muito tentador que possa parecer, implica na maior parte dos casos substituir todos os equipamentos de rede, sendo que no caso das comunicações sem fios esta continuará limitada a 300 Mbs resultante da norma 802.11N.

Sem comentários: