segunda-feira, setembro 07, 2009

"Ninguém me livra desse..."


Image Hosted by ImageShack
Arcebispo Thomas Becket

Quando Henrique II, rei de Inglaterra, gritou diante da sua corte "ninguém me livra desse padre", referindo-se a Thomas Becket, dificilmente imaginaria a trágica sequência de acontecimentos que acabara de se iniciar.

Acreditando que prestavam um valioso serviço ao rei, nobres da corte assassinaram aquele que fora durante anos conselheiro e amigo de Henrique II e por quem este, não obstante as divergências, mantinha um óbvio respeito e consideração.

Ainda hoje, aos olhos da História, independentemente do que realmente sucedeu, Henrique II continua a ser o responsável pela morte do antigo Arcebispo de Cantuária, algo que não pretendia que acontecesse e que manifestamente o penalizaria.

Poucos aprendem com a História e hoje, quando um dirigente político toma algo ou alguém como um adversário que deve ser eliminado, independentemente da sua culpa, assume sempre perante todos a responsabilidade de um acto que pode, em última instância, ser o primeiro a lamentar.

No século XII, pedia-se desculpa e fazia-se penitência, hoje em dia há princípios que parecem esquecidos num Mundo em que os actos não têm consequências...

1 comentário:

Conceição disse...

é o chamado excesso de zelo...um bom post...