sexta-feira, outubro 02, 2009

Desfibrilhadores em ambulâncias do INEM operadas por bombeiros


Image Hosted by ImageShack
Um desfibrilador automático externo

Está prevista a instalação de desfibriladores automáticos externos (DAE) em mais de duas centenas de ambulâncias do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), embora ainda não esteja calendarizada esta iniciativa.

A existência de DAE nestas ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) operadas pelas corporações de bombeiros voluntários implicam a formação das tripulações, no total de várias centenas de elementos em Suporte Básico de Vida (SBV) como forma de os habilitar a usar estes equipamentos.

O elevado número de elementos a formar implica a existência de programas e recursos externos ao INEM, que não possui a capacidade de formação necessária, mas que procederá à acreditação das instituições que darão os cursos de operação dos DAE.

Actualmente, apenas as 90 ambulâncias do INEM instaladas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve dispõem de DAE, mas este é um equipamento que se está a difundir, com pedidos de instalação em diversos espaços públicos e solicitação de formação de funcionários em numerosas empresas e entidades.

Sem comentários: