segunda-feira, janeiro 25, 2010

Deslizamento corta CREL - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma secção da CREL

Um deslizamento de terras provocou o corte da Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL - A9), entre Queluz e Pontinha, impossibilitando a circulação, tendo ainda sido necessário remover cinco postos de electricidade.

As chuvadas foram provocando movimentações de terra, que embora lenta era impossível de conter,colocando ainda em perigo uma secção do centenário aqueduto das Águas Livres, sendo ainda imprevisível quando esta situação de corte de circulação estará resolvida.

Mais do que o caso concreto, que obviamente tem um impacto significativo na vida de numerosos utentes, esta é uma situação que exemplifica uma manifesta falta de planeamento, vigilância deficiente e incapacidade de ter em conta as agora evidentes alterações climáticas.

Mesmo o centenário aqueduto das Águas Livres, originário do século XVIII, vê-se agora ameaçado por um conjunto de factores, alguns naturais mas com evidente responsabilidade da acção humana presente, que se conjugam e comprometem uma obra que sobreviveu duas centenas e meia de anos.

Sem comentários: