sexta-feira, março 05, 2010

"Kits" de remoção de EGR - 4ª parte

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Um motor Td5 sem EGR nem tubagens

Esta instalação demora uma meia hora, caso não haja precalços, como dificuldades em remover um parafuso ou uma peça que necessite algum tipo de reparação e não implica ferramentas que não estejam facilmente disponíveis nem conhecimentos especializados, bastando seguir as instruções que normalmente acompanham estes "kits".

Um "kit" completo custa perto de quarenta euros, cerca de quatro vezes mais do que o de uma simples "blanking plate", mas é o investimento correcto, dado que esta trintena de euros representa uma via desimpedidade na admissão, resultando num melhor desempenho e numa maior economia que permitirá amortizar o investimento num curto espaço de tempo.

Mesmo em termos de poluição, o não reaproveitamento de parte dos gases de escape, que pode ser considerado como um factor poluidor, é compensado pelo menor gasto de combustível e pelo melhor desempenho do motor, que queima melhor o combustível, pelo que a ausência do EGR não tem impacto negativo que implique uma objecção à sua remoção.

Assim, aconselha-se esta última opção, a única que realmente não se limita a eliminar o funcionamento do EGR, mas que também elimina a sua função de restritor, a qual permanece enquanto este permanece no seu local de origem.

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