domingo, fevereiro 28, 2010

14 distritos em "alerta laranja" - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Efeitos do mau tempo em Portugal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou este sábado em "alerta laranja", o segundo mais grave da escala de quatro em utilização, 14 distritos de Portugal Continental, devido a uma previsão de vento e chuva forte.

O "alerta laranja" abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal, enquanto nos de Portalegre, Évora, Beja e Faro foi accionado o "alerta amarelo", o segundo na escala.

Mais do que as chuvas, que podem ocasionar o transbordo de cursos de água e inundações, são os ventos que podem ultrapassar os 160 km/hora e a forte ondulação que levanta maiores receios por parte da ANPC, que aconselha a evitar sair das barras ou mesmo circular sem ser em caso de necessidade.

Este sábado verificou-se a interrupção ou condicionamento de circulação em diversas vias devido a desmoronamentos ou quedas de árvores, cortes de energia eléctrica e danos ou inundações em habitações.

Sem comentários: