segunda-feira, março 08, 2010

Rádio PMR Motorola TLKR T5 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O "pack" de rádios PMR Motorola TLKR T5

Embora menos frequente do que o CB, o uso de rádios PMR, a operar na frequência dos 466 MHz, pode constituir uma alternativa aceitável para comunicações de curta distância, como as efectuadas entre veículos numa expedição.

Para além de dispensarem licença da ANACOM, o preço dos PMR, mesmo de equipamentos de qualidade, é francamente inferior ao dos rádios CB, tendo como principal limitação o impedimento legal de uma antena externa, o que condiciona o alcance.

Optamos por descrever, como exemplo, os Motorola TLKR T5, vendidos aos pares, com um par de baterias recarregáveis, "clips" para cinto, um alimentador e um manual de utilizador, sendo o preço, incluindo portes, de perto de 65 euros para este conjunto.

Entre as funções disponíveis encontra-se o sistema VOX and iVOX (Voice Activated Transmit), que activa o microfone quando se fala, o "scan", pesquisando canais activos, o monitor de canais, um modo de poupança de bateria e de "adormecimento" e o desligar automático quando não é utilizado.

Sem comentários: