sexta-feira, junho 04, 2010

Menos 5 mortos nas estadas nos primeiros cinco meses de 2010 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um acidente rodoviário em Portugal

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) terão morrido durante os primeiros cinco meses do ano, em Portugal continental, um total de 264 pessoas, menos cinco do que no período homologo de 2009.

Tal como em anos anteriores, os números da ANSR apenas contabilizam as vítimas que dão entrada já sem vida nos hospitais, esperando-se para Julho que aquelas que morrem nos 30 dias subsquentes ao acidente passem a ser incluidas nas estatísticas.

A ligeira diminuição do número de vítimas mortais, que fica abaixo dos 2%, não terá qualquer significado estatístico real, dado que um só acidente grave pode inverter a situação, tendo-se verificado igualmente diminuições a nível de feridos graves, numa percentagem mais significativa que ronda os 8.7% e ligeiros, esta última de forma marginal.

Sem entrar em considerações estatísticas complexas, nem diminuir a importância dos números pelo sofrimento que traduzem, convém analisar um pouco os dados revelados e reflectir sobre a realidade nacional.

Sem comentários: