domingo, agosto 14, 2011

Inversor de corrente no Defender - 3ª parte

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O inversor de corrente instalado no Defender

Esta segunda opção evita consumos com o veículo desligado, obrigando a ligar o circuito eléctrico para utilizar o inversor, deve ser equacionada sobretudo em veículos que, pela electrónica que possuem, têm um consumo significativo mesmo quando desligados, de modo a que o consumo não impeça o arranque do motor, podendo, como alternativa, instalar-se um sistema de monitorização.

Optamos por fazer a ligação de modo a que o inversor esteja sempre alimentado, bifurcando a cablagem de modo a podermos aproveitar para ter um conector de reserva, útil para ligar, por exemplo, um localizador simples, de um modelo que dispensa instalação para além de ligação à corrente, ou um outro equipamento eléctrico alimentado a 12V.

Este modelo de inversor tem um botão que permite desligá-lo, luz de aviso e de erro, bem como circuito de protecção em caso de sobrecarga, mas tal não dispensa a necessária atenção quanto ao consumo dos equipamentos nele ligados e, menos ainda, à possibilidade de descarregar excessivamente a bateria do veículo.

Por um preço que ronda os 25 Euros, incluindo portes, consideramos que se justifica a instalação de um equipamento deste tipo sobretudo em veículos que participem em expedições, sendo de equacionar um modelo mais sofisticado, e mesmo um sistema de dupla bateria, para situações mais exigentes.

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