sexta-feira, agosto 19, 2011

Veículos sem catalizador anteriores a 1993 começaram a ser multados

Image Hosted by ImageShack
Um veículo anterior a 1993

Já foram registadas doze multas a veículos sem catalizador e com matrícula anterior a 1993 por terem circulado na zona da Av. da Liberdade e da Baixa Pombalina, na sequência da decisão autárquica de vedar o acesso numa zona delimitada a estas viaturas.

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a Polícia Municipal multou oito veículos que circulavam na Praça D. Pedro IV, conhecida como Rossio, duas outras na Avenida da Liberdade e mais duas na Rua do Ouro, incluindo neste total um veículo pesado.

Para além de injusta, esta determinação da CML é incoerente, penalizando, por exemplo, veículos de baixa sem catalizador, mas relativamente poluentes, apenas por serem anteriores a 1993, enquanto outros, posteriores a esta data, podem não ter catalizador e poluir substancialmente mais, sobretudo os diesel de alta cilindrada.

Esta decisão da CML, que nos parece absurda, com um efeito prático residual e que penaliza sobretudo quem tem menos possibilidades económicas, não podendo adquirir uma viatura mais recente, nem tendo possibilidade de instalar um sempre dispendioso catalizador, operação que pode exceder o valor comercial do veículo, já foi por nós contestada, face ao absurdo fundamentalista que representa.

Sem comentários: