segunda-feira, setembro 05, 2011

Agosto atípico evita incêndios - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

O mês de Agosto que agora terminou, com temperaturas comparativamente baixas, chuvas, por vezes intensas, e ausências das grandes massas de ar quente provenientes de Leste, foi dos mais tranquilos em termos de fogos florestais, com apenas 12.771 hectares de área ardida, muito inferior aos 99.580 de 2011.

Assim, até ao final de Agosto arderam 36.006 hectares, o que, comparado com igual período do ano passado, durante o qual arderam 125.225 hectares, resulta numa diminuição muito significativa segundo dados da Autoridade Florestal Nacional.

Também o número de ocorrências é muito inferior, com apenas 4.076 face a 8.949 registadas em 2011, ou seja, o caiu para menos de metade, sendo que a cada uma correspondeu, em média, uma área ardida muito menor.

A própria Liga dos Bombeiros Portugueses reconhece a importância da meteorologia na diminuição de área ardida, num ano em que o dispositivo teve menos meios, sobretudo a nível de meios aéreos, do que poderia ter resultado uma situação francamente complicada, de forma similar ao que se verificou nalguns dias do mês de Julho.

Sem comentários: