sexta-feira, outubro 07, 2011

Verão em Outubro faz regressar os incêndios - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um incêndio florestal em Portugal

Após estes dias de calor intenso, não obstante o prolongar da época de fogos até ao dia 15 de Outubro, com as restrições que tal implica, bem como o reforço de alguns meios, considerado como insuficiente por muitos, os incêndios, mesmo os de longa duração continuam a devastar o País.

Nesta época, em pleno mês de Outubro, notam-se diferenças relativamente ao Verão, que pode nem ser tanto em temperatura, mas na sua variação, do que resultam ventos mais fortes, dificultando o combate, situação agravada pela diminuição de meios disponíveis.

Comparando com Agosto, e com o Verão em sí, nota-se que o dispositivo actual está em maior esforço e que os acidentes tendem a aumentar, algo que indicia o cansaço resultante de muitos dias de combate às chamas e a necessidade de acorrer a demasiadas ocorrências verificadas simultaneamente.

O acidente com os bombeiros do Penedono, do qual resultou um ferido grave, demonstra que mesmo neste época, o perigo não diminuiu e que o esforço resultante do combate a incêndios de maior duração e a diminuição de efectivos, aliada ao menor número de meios aéreos disponíveis, potencia o perigo.

Sem comentários: