terça-feira, novembro 22, 2011

Combustíveis podem subir na zona de Lisboa - 2ª parte

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Um posto de abastecimento de combustível

A ideia de que com esta taxa se subsidiaria os transportes públicos, que infelizmente não servem a numerosos utentes dada a sua escassez, constrangimentos horários e preço pouco competitivo, sobretudo depois dos recentes aumentos, é tão irrealista como o uso da taxa ecológica, já cobrada nos combustíveis, e que nunca serviu para efeitos de reflorestação.

Obviamente, é muito mais simples impor taxas sucessivas do que gerir de forma adequada um sistema de transportes públicos, mas o facto é que estamos a falar do aumento do custo de vida na Capital, o que tem sempre como efeito o seu abandono por parte de empresas e habitantes, aumentando a insustentabilidade de uma cidade cada vez mais abandonada.

Assim, para além dos inconvenientes causados, das perdas para a economia local e, obviamente, do mau estar causado, os resultados desta taxa dificilmente compensariam as perdas, se é que as compensassem, contribuindo ainda mais para o afastamento das populações de uma cidade onde os habitantes escasseiam.
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