sábado, novembro 26, 2011

O Google Latitude - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Latitude

O Latitude é um serviço de localização oferecido gratuitamente pelo Google, baseado na informação posicional fornecida por um dispositivo móvel, a qual pode ser afixada sobre um mapa do Google Maps ou partilhada com contactos ou numa rede social.

O uso do Latitude implica activá-lo, sendo o utilizador informado que a sua localização será partilhada com quem constar da sua lista, para o que tem que dar autorização específica caso a caso, e necessita que o equipamento, para além desta funcionalidade, possua um sistema de referenciação posicional e a possibilidade de transmitir dados.

O ponto de partida é a informação posicional recolhida por um dispositivo móvel, como um telefone inteligente "Android", a qual pode ser obtida via GPS, por triangulação do sinal GSM, ou pela conjugação dos dois, obtendo-se uma precisão de poucos metros.

Esta informação, visível no próprio dispositivo sobre um mapa digital, pode ser enviada por pacote de dados para o servidor do Google, associado ao endereço de correio electrónico do utilizador, que serve como identificador do mesmo perante os vários produtos disponibilizados pelo Google.
Enviar um comentário