quinta-feira, novembro 24, 2011

Sistema múltiplo de orientação para excursões - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um sistema múltiplo para excursões

Este conjunto inclui também um sistema de pederneira para fazer fogo, recorrendo a peças de metal que se friccionam entre sí, bem como um apito e um heliógrafo para sinalização noturna e diurna, caso seja necessário pedir socorro.

Relativamente ao uso de heliógrafos, já nos debruçamos em textos anteriores, quando apresentamos um modelo dedicado, sendo esta forma de sinalização, algo esquecida nos dias de hoje, uma das mais eficazes entre as que não recorrem à electrónica, e foram base de sistemas de comunicações no século XIX.

Atear fogo recorrendo a um sistema de fricção obriga igualmente a alguma prática, de forma a que as faíscas se projectem na direcção de um combustível de fácil ignição, como folhas secas, agulhas de pinheiro ou papel, aconselhando-se a praticar antes de enfrentar situações onde tal seja efectivamente necessário.

Este pequeno equipamento, em plástico verde, mede apenas 75 x 40 x 28 mm, quando fechado, e inclui também um cordão de segurança, sendo uma alternativa interessante para quem seja adepto de excursões ou caminhadas, sobretudo em locais isolados.

Sem comentários: