terça-feira, março 06, 2012

É no Sul da Europa que mais se morre de frio - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Baixas temperaturas em Portugal

Ao contrário do que muitos pensam, é nos países do Sul onde morrem mais cidadãos da Comunidade Europeia devido a baixas temperaturas, contrariando a ideia comum de que no Norte da Europa, onde as temperaturas descem mais, é onde o frio causa mais vítimas.

Vários factores contribuem para esta situação, começando na construção das habitações e nas infra estruturas existentes e passando pela maior adequação do vestuário e habituação a temperaturas mais baixas, mas existem outros factores a contribuir, alguns dos quais são penalizadores para o nosso País.

Associado em parte à crise que atravessamos, o enfraquecimento dos mais idosos, muitas vezes privados de uma alimentação adequada e de medicamentos, de forma total ou parcial dada a escassez de recursos financeiros, também tem contribuido de forma decisiva para este número, com Portugal, infelizmente, em local de destaque.

No nosso País as assimetrias em termos de recursos económicos e financeiros atinge um nível superior ao dos restantes países comunitários, com os menos favorecidos a terem francamente menos recursos e apoio do que noutros países, tornando-se assim particularmente vulneráveis.

Sem comentários: