segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Google Maps implementa funcionalidades do Waze

Image Hosted by Google Um écran do Google Maps

Sete meses após ter absorvido o Waze, um sistema de mapas interactivo baseado numa comunidade, o Google Maps integra algumas das funcionalidades resultantes desta fusão, nomeadamente um novo sistema de navegação participada, tendo em conta os alertas dos diversos utilizadores.

Desta forma, em caso de alterações nas condições de uma via, com base nos alertas da comunidade, o Google Maps pode recalcular um dado trajecto, escolhendo uma alternativa com menos tráfego ou na qual não se tenha verificado nenhum incidente, de modo a que se evitem paragens no percurso.

Os utilizadores verão assim aparecer alertas de um trajecto mais rápido, com uma estimativa da redução do tempo de percurso, tendo sempre a opção de o aceitar ou rejeitar, algo sempre compreensível porque, em muitos casos, a distância a percorrer e o consumo de combustível aumentará.

Estão previstas versões gratuitas para "Android" e iPhone, sendo que, tal como acontecia com o Waze, a nova funcionalidade depende das informações recolhidas pela comunidade que suporta a plataforma, dependendo sempre da rapidez e precisão com que estas sejam transmitidas, algo nem sempre possível por parte de quem pretende conduzir em segurança.

Sem comentários: