quinta-feira, dezembro 10, 2015

O localizador TK206 para portas ODB2 - 1ª parte

Os cada vez mais diversificados sistemas de seguimento para veículos que ligam directamente ao conector de diagnósticos, a porta ODB2 instalada na maioria dos veículos recentes, levam a que muitos fabricantes transponham a electrónica de versões mais comuns para este tipo de localizador.

O TK206, um modelo Xexun ou derivado desta, conforme a proveniência, corresponde, de forma simplista, à electrónica de um conhecido TK102 implementada num invólcuro que obtém alimentação eléctrica e sinais de comunicações através da porta ODB-2, dispensando assim instalação, que se limita a encaixar o localizador no seu local de funcionamento.

Assim, dentro de um pequeno invólcuro está um receptor de GPS que, através de um equipamento de comunicações que recorre à rede móvel, tendo no seu interior um vulgar cartão SIM, envia e recebe dados para um telemóvel, caso se usem SMS como forma de comunicação, ou para uma plataforma mais sofisticada, se a opção for recorrer a dados via TCP/IP.

O sistema de GPS e LBS tem uma precisão na ordem dos 5 a 20 metros, possuindo indicador luminoso de sinal de GPS, estando implementadas as habituais funcionalidades de alarme de velocidade excessiva, saida de uma zona pré-delimitada, corte de bateria ou armazenamento de percursos efectuados por um período de até três meses.
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