Depois do Defender, chegou a vez do Discovery ser submetido ao mesmo procedimento de troca de óleo e respectivo filtro e da junta secundária, algo que, não sendo original da Land Rover ou de um fabricante conceituado, como a Reinz, tende a falhar em poucos anos, implicando uma nova substituição, com todos os custos a isso inerentes, incluindo o da reposição do óleo perdido.
Enquanto nos Td5 o óleo recomendado é 0W30, 100% sintético, nos motores Tdi a recomendação do fabricante vai para os 10W40 semi-sintéticos, substancialmente menos dispendioso, o que, conjuntamente com uma menor capacidade, que decresce dos 8.2 para os 6.65 litros, resulta num muito menor custo a nível da substituição total do óleo, com a diferença a aumentar face ao menor custo do filtro e junta secundária dos Tdi.
Assim, salvo quando feito pelo proprietário, enquanto no caso dos Td5 será de prever entre 200 e 250 Euros para este tipo de operação, no caso dos Tdi o mesmo ficará sensivelmente 50 Euros menos dispendioso, recorrendo a óleos, filtros e juntas de fabricantes conceituados e que obedeçam a todas as especificações recomendadas pela Land Rover, no que é um investimento inevitável caso se queira proteger o motor destes veículos.
No caso de este tipo de operação ser efectuado num estabelecimento como a Midas, será possível repor até um litro de óleo durante o ano seguinte à sua mudança integral, o que, caso seja aproveitado, representa algum valor, tanto mais elevado quanto mais dispendioso o óleo utilizado, sendo aconselhável a, pouco antes do termo do prazo, passar pela oficina para usufruir desta possibilidade.
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